segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Feliz Ano Novo 2012

Neste Ano Novo, a Biblioteca da Escola Secundária Júlio Dantas saúda a toda a comunidade com pequenos pensamentos de gente grande e de todos os tempos... Para pensar e seguir...


«O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.», Henry Ford

«Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos.», Luís de Camões

«Quem nunca errou nunca experimentou nada novo.», Albert Einstein

«Ninguém pode voltar no tempo e fazer um novo começo.Mas podemos começar agora e fazer um novo Fim!», Bob Marley

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

LENDA DE SÃO MARTINHO
O porquê do "Verão" de S. Martinho


O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.
Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.
O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.
Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.
Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.



(imagem:http://www.malhatlantica.pt/netescola/omouro31/cavalo.gif)



QUADRAS
Como é bom comer
Castanhas assadas
E no magusto ver
As meninas coradas
Na rua está um vendedor
De castanhas assadas
É com esforço e amor
Que faz feliz a rapaziada
Todo o dia a apanhar chuva
Coitado do vendedor!
Mas à beira das castanhas
Fica cheio de calor.
Com o frio a chegar
A natureza está-se a transformar
Os ouriços a abrir
Para as castanhas apanhar.
O S. Martinho está a chegar
A lareira vou acender



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

OUTUBRO - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Como estar na escuridão...não saber ler,

É andar pelo Mundo, só e errante,

É como ser cego, apesar de ver,

É ser pobre de espírito... e ignorante.



O Mundo que descobres, se souberes ler,

Nas páginas dos autores, sem ser pedante,

Adquires conhecimento... podes crer,

Como quem abre uma luz para diante...



Não ler, é viver em profunda tristeza,

Mesmo sendo rico, tamanha é a pobreza,

É não ver nada, mesmo estando a olhar...



Ler é voar nas asas da imaginação,

É viajar pelo espaço etéreo... então!

É pois ser, sentir, viver e respirar...

António Santos

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Um bom e feliz Ano Letivo!

Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.

Bertold Brecht

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Concurso de leitura em voz alta

Vem participar no Concurso Leitura em Voz Alta! Mostra a tua voz, veste outra personagem, vive outra história! Vem ganhar livros para as tuas férias!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Para celebrar a Primavera e os dias bonitos...

CANÇÃO COM GAIVOTAS DE BERMEO


É março ou abril?

É um dia de sol

perto do mar,

é um dia

em que todo o meu sangue

é orvalho e carícia.



De que cor te vestiste?

De madrugada ou limão?

Que nuvens olhas, ou colinas

altas,

enquanto afastas o rosto

das palavras que escrevo

de pé, exigindo

o teu amor?



É um dia de maio?

É um dia em que tropeço

no ar

à procura do azul dos teus olhos,

em que a tua voz

dentro de mim pergunta,

insiste:

Se te fué la melancolia,

amigo mío del alma?



É junho? É setembro?

É um dia

em que estou carregado de ti

ou de frutos,

e tropeço na luz, como um cego,

a procurar-te.

              Eugénio de Andrade