SENTE O PESO DESTE LIVRO, O PESO DA MINHA MÃO SOBRE A TUA, DAMOS AS MÃOS QUANDO SEGURAS ESTE LIVRO.
JOSÉ LUÍS PEIXOTO
terça-feira, 12 de março de 2013
segunda-feira, 11 de março de 2013
As Bibliotecas das escolas do Agrupamento Júlio Dantas têm o prazer de convidar a
comunidade escolar a participar nas iniciativas que decorrerão na Semana da leitura que hoje
tem início. Na Escola Secundária Júlio Dantas, a semana assinala-se com concursos, palestras e
momentos de leitura expressiva.
Hoje, dia 11, os alunos dos 10º J, 10º K e CEF terão a oportunidade de conversar com o escritor
Pedro Medina Ribeiro que nos dará o prazer da sua companhia. No dia 12, terça feira, teremos
várias sessões de esclarecimento com as profissionais da APAV, Associação de Proteção
à Vítima, sobre a Violência Doméstica e Violência no Namoro. Na quinta feira, dia 14, os
intervalos serão animados com momentos de leitura expressiva, onde quem quiser poderá
partilhar o que anda a ler o ou que já gostou de ler. Na sexta feira iremos fazer os Caminhos
da Leitura com os nossas coleguinhas mais novos das restantes escolas. Ao longo da semana,
participa no concurso das perguntas que está na Biblioteca.
Aparece! Boas leituras!
comunidade escolar a participar nas iniciativas que decorrerão na Semana da leitura que hoje
tem início. Na Escola Secundária Júlio Dantas, a semana assinala-se com concursos, palestras e
momentos de leitura expressiva.
Hoje, dia 11, os alunos dos 10º J, 10º K e CEF terão a oportunidade de conversar com o escritor
Pedro Medina Ribeiro que nos dará o prazer da sua companhia. No dia 12, terça feira, teremos
várias sessões de esclarecimento com as profissionais da APAV, Associação de Proteção
à Vítima, sobre a Violência Doméstica e Violência no Namoro. Na quinta feira, dia 14, os
intervalos serão animados com momentos de leitura expressiva, onde quem quiser poderá
partilhar o que anda a ler o ou que já gostou de ler. Na sexta feira iremos fazer os Caminhos
da Leitura com os nossas coleguinhas mais novos das restantes escolas. Ao longo da semana,
participa no concurso das perguntas que está na Biblioteca.
Aparece! Boas leituras!
sexta-feira, 8 de março de 2013
Dia Internacional da Mulher
PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO
No dia 8 de março assinala-se o Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias
têxteis de uma fábrica de Nova Iorque, que em 1857, entraram em greve, ocupando a fábrica,
para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas
operárias, que trabalhavam por igual período de tempo que o sexo masculino, recebiam
menos de um terço do salário dos homens. Numa reivindicação pelos seus direitos iguais,
foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarou um incêndio, e cerca de 130 mulheres
morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido,
em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da
Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado
forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada
de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever
preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


